
Tumores Neuroendócrinos
Os tumores neuroendócrinos constituem uma família heterogênea de doenças, que se originam em células encontradas em grande número no aparelho digestivo, com função predominantemente de secreção de hormônios.
São tumores raros, e não são exclusivos do aparelho digestivo, mas na grande maioria dos casos estão localizados no pâncreas, estômago e intestino delgado. Não possuem fatores de risco conhecidos e podem se associar a uma enorme variedade de sintomas.
Quando localizados, os sintomas desencadeados tendem a ocorrer por expansão e obstrução das lesões, podendo levar a dor, obstrução intestinal, icterícia (amarelo nos olhos e pele), e sangramentos digestivos. Como podem secretar inúmeras substâncias e hormônios, quando encontram-se em maior volume de doença, podem provocar sintomas como diarreia, rubor facial, taquicardia e outras alterações cardíacas. Para a adequada avaliação, frequentemente há necessidade da dosagem das substâncias secretadas no sangue e na urina.
O tratamento é predominantemente cirúrgico, frequentemente sem necessidade de tratamentos complementares. No entanto, quando há lesões em outros órgãos, há uma enorme variedade de tratamentos disponíveis, desde procedimentos locais a tratamentos cirúrgicos mais complexos, além de medicamentos e radioisótopos.