
Câncer de Canal Anal
A porção terminal do trato gastrointestinal que se inicia após o reto e termina no ânus é chamada de canal anal, e possui cerca de 3 a 5 cm de extensão. Apesar da proximidade com o reto, essas regiões dão origem a tumores completamente diferentes.
Os tumores de canal anal normalmente são originados de uma linhagem celular diferente do câncer de reto, e tem sua etiologia associada a infecção pelo vírus HPV, o mesmo vírus relacionado ao câncer de colo uterino e câncer de orofaringe. Normalmente originam-se em pacientes imunossuprimidos e com histórico de relações sexuais desprotegidas com intercurso anal. A introdução da vacina contra o vírus HPV reduz enormemente o risco de desenvolvimento da doença.
O diagnóstico da doença tende a ser fácil, diante da acessibilidade das lesões ao exame clínico, com manifestações clínicas evidentes mesmo em fases precoces. Palpação de nódulo na região anal, dor e sangramento são sintomas comumente apresentados pelos pacientes.
Felizmente são lesões com excelente resposta à radioterapia e quimioterapia, não sendo necessária a remoção cirúrgica na maioria dos casos.