
Radioterapia
A radioterapia consiste no uso de diferentes tipos de radiação direcionadas ao ponto onde se encontra o tumor, com o objetivo de eliminar as células malignas. Portanto, não há necessidade de procedimentos invasivos, como punções ou incisões. Os dispositivos permanecem a uma pequena distância do paciente e irão emitir a radiação no ponto programado. A precisão da irradiação é extremamente importante, já que o objetivo do tratamento é eliminar as células malignas preservando o máximo possível de tecidos sadios.
Analogamente à quimioterapia, os tumores possuem sensibilidade variável à radioterapia, podendo ser extremamente importantes no seu manejo terapêutico, ou até mesmo contra-indicada em alguns casos.
A radioterapia é rotineiramente utilizada quando se objetiva o controle local da doença. Há possibilidade de efeitos em órgãos e tecidos a distância do ponto irradiado, mas este efeito sistêmico geralmente não é o principal objetivo da radioterapia.
O efeito colateral principal da radioterapia é a irritação da pele da região irradiada, o que chamamos de radiodermite. Conforme os órgãos e tecidos irradiados, inflamações destas regiões também podem ocorrer.